Ame o idoso.

Nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos. Esse é o processo da vida. Todos passam por essa façanha, sem distinção de cor, raça, sexo ou classe social. Todas as crianças serão adultas, todos os adultos serão idosos, é nesse diretório que iremos dar sequência à nossa matéria. Falar de nossos idosos, nossos avós, que são aquelas pessoas a quem uns tratam com carinho, outros agridem, tratam mal e faltam com respeito, como se eles nunca tivesse sido jovens um dia.

 

Essas pessoas sofrem muitos preconceitos, sejam eles no trânsito, no dia a dia, nos lugares, nos bancos, nas ruas, nas praças ou mesmo dentro de suas próprias casas. Hoje em dia as pessoas não respeitam mais as pessoas idosas, as tratam como se elas não tivessem mais serventia. Muitos os mantêm dentro de suas casas para poderem se aproveitar de suas aposentadorias ou outros benefícios que eles tenham.  No entanto, não devemos generalizar, pois tem pessoas que amam seus pais velhinhos e seus avós e os tratam com carinho e com respeito. Muitos têm os idosos como seu exemplo de vida, pois é assim que deveria ser, porque os idosos têm muito a nos ensinar pela sua própria experiência de vida e pela sua trajetória. Se cada um de nós pudéssemos nos espelhar na vida de quem já viveu mais do que nós, assim, poderíamos ser pessoas melhores e saberíamos como aproveitar melhor nossos anos de vida e valorizamos mais as pequenas coisas.

 

O idoso tem direito de amar e ser amado. Tem o direito e o dever de ser respeitado, tem o direito de serem atendidos nas redes públicas de saúde, sejam em hospitais ou postos, prioridades em filas de banco, tem direito de ir e vir, tem o direito de participar da família, das decisões que são tomadas em família e em grupos, devem se vacinar, devem realizar exames de rotina periodicamente e tantos outros direitos que são dados pelo estatuto do idoso.

 

O processo de envelhecimento ocorre com o passar dos anos, isso acontece porque o corpo cede aos esforços e ao tempo e vai perdendo elasticidade, motricidade e mobilidade, assim envelhecemos. A média de vida é estabelecida entre 80 e 85 anos, tanto para homens quanto para mulheres, no entanto, nos dias atuais temos os avanços científicos em prol dos nossos benefícios. A ciência vive em eterna busca para ajudar nossa população em relação ao retardo do processo de envelhecer e a viverem mais e com saúde.

 

No entanto, existem pilares considerados importantes para retardar o processo de envelhecimento, onde são apontados como práticas de atividades físicas, alimentar-se bem, usar alimentos saudáveis, evitar o consumo de álcool e não fumar, manter a cabeça sempre ativa para evitar o atrofiamento dos neurônios. Há uma diversidade de coisas que podem ser realizadas para evitar que o cérebro atrofie e assim evitar a tão conhecida caduquice.

 

Há jogos de caça palavras que estimula os neurônios a ficarem ativos, assistir televisão para acompanhar a realidade vivenciada pelo mundo inteiro, realizar atividades em grupos para que o processo de socialização seja mantido, ir à igreja, passear, brincar com filhos e netos para estimular o neurotransmissor conhecido como a serotonina que é responsável pela sensação da alegria e bem estar, e assim evitar a depressão e o isolamento. Há uma diversidade de outras coisas que devem ser realizadas para manter-se ativo e não envelhecer o corpo junto com a mente e a idade.

 

 

Ana Alice Silva de Melo
Enfermeira
annaalice@falabarreiras.com